sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Muito além do peso

Assisti um documentário Muito além do peso (site oficial) há umas semanas atrás, e desde então estou para postar sobre ele mas nunca que fazia, agora finalmente vai. É um documentário voltado para a obesidade infantil, e é chocante como os bebês já consomem muito açúcar, em alimentos que são recomendados pelos próprios pediatras.



 Sinopse: Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos. (Adoro Cinema).

 

10 Coisas que me impressionaram demais (o legal é que dar pra ver as marcas, apesar da tarja):

1) Se uma pessoa tomar uma lata de refrigerante por dia, em uma semana ela terá consumido 259g de açúcar

2) Se tomar uma lata de refrigerante por dia, durante um mês, terá consumido 1100g. Chocante, não?

3) Néctar de fruta, presente nas embalagens dos sucos industrializados (no caso, Del Valle), contém menos suco e mais açúcar, apesar da palavra "néctar" nos remeter ao melhor da fruta. É uma forma de enganar/iludir o consumidor mesmo:


4) Uma pesquisadora contou que guardou um bolinho por 1 ano e meio e ele não embolorou. E impressiona quando ela diz: "nenhum outro ser vivo se interessou por ele, nem mesmo um fungo não se interessou ao menos pelo recheio":


5) Olha a quantidade de açúcar presente em alimentos comumente consumidos por bebês e crianças pequenas:




6) Outros alimentos muito consumidos por crianças e até levados na merenda:



7) Quantidade de açúcar em uma garrafa pet de refrigerante:


8) Olha a quantidade de óleo que tem num saco de um snack muito consumido:


9) Para queimar esses lanchinhos das crianças, tem que praticar bastante atividade física. Coisa que poucos fazem:



10) Para finalizar:
Impressionante
Infelizmente, é uma triste realidade

E nós sabemos o quanto a luta é grande!
Há que se cuidar da alimentação mesmo.
Documentário ótimo para quem tem filhos e para quem não tem, mas adora comer uma besteira, como eu. É pra repensar todas as atitudes e hábitos mesmo.

  Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Eu tenho um sonho



Hoje completa 50 anos do famoso discurso de Martin Luther King Jr., conhecido como Eu tenho um sonho. Também temos sonhos e temos que lutar por eles.


 

 "Voltem para o Mississipi, voltem para o Alabama, voltem para a Geórgia, voltem para a Louisiana, voltem para as favelas e guetos de nossas cidades do norte sabendo que, de alguma forma, esta situação pode e vai ser mudada. Não nos arrastemos pelo vale do desespero. Digo hoje a vocês, meus amigos, que apesar das dificuldades e frustrações do momento, ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano. Eu tenho um sonho de que um dia esta nação vai se levantar e viver o verdadeiro significado de sua crença: 'Consideramos essas verdades auto-evidentes: que todos os homens são criados iguais'. Eu tenho um sonho de que um dia, nas montanhas da Geórgia, os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos donos de escravos serão capazes de sentarem-se juntos à mesa da fraternidade. Eu tenho um sonho de que meus quatro filhos um dia viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter (...). Quando permitirmos que a liberdade ecoe, quando permitirmos que ela ecoe em cada vila e cada aldeia, em cada estado e cada cidade, seremos capazes de avançar rumo ao dia em que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão dar as mãos e cantar as palavras da velha cantiga negra, 'Enfim livres! Enfim livres! Graças a Deus Todo-Poderoso, enfim estamos livres!'." 
(Trecho do discurso Eu Tenho Um Sonho, Washington, 28 de agosto de 1963) 




 Fonte: Veja, Wikipedia e Youtube.

Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα


sábado, 24 de agosto de 2013

Preciso encarar uma dieta/RA com seriedade



Ando sumida do blog mais por falta do que postar do que por falta de tempo, apesar que esse anda mais escasso agora, pois voltei a me exercitar para valer. 

Como disse no post anterior, voltei pra capoeira e, acho que não comentei, mas também voltei para a musculação. Como tudo tem o lado ruim, saí do pilates que estava amando. Não dá para pagar tudo!!! Então a rotina de treino tem sido assim:


Ainda tenho ficado dolorida (confesso que adoro a dorzinha de malhação) e não estou no ritmo/pique que gostaria de estar (principalmente na capoeira), mas sei que vou recuperar com o tempo, emagrecimento e preparo físico, mas estou indo devagar e sempre, isso que importa.

Mas, ainda falta melhorar muito a alimentação, e decidi que essa semana já vai ser de grande mudança. Depois volto para contar para vocês se consegui alguma evolução/mudança nesse quesito. Deus queira que sim!!!


Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα

domingo, 18 de agosto de 2013

Capoeira na veia

A semana que passou foi de muita capoeira. Eu mesma nem treinei, porque ajudo o Mestre na organização do evento, mas curto cada minuto de ralação. Enrolei a semana toda pra postar, pois meu horário tava todo desregulado, então aproveitei pra colocar o sono em dia e também treinar, já que eu voltei esse mês pra capoeira, e espero conseguir manter os treinos na agenda, porque funciona como 2 em 1: esporte e terapia. Bom demais!

A semana teve uma programação extensa, de 05 a 10 de agosto, cada dia com um evento diferente. Revi os amigos de longe (Colômbia, Argentina, Chile, França, Israel, Suíça e vários Estados do Brasil). Conversamos muito, matamos saudade e agora esperamos o próximo encontro!!!

 Com amiga que mora na França no show do Diogo Nogueira
Meninas no encontro feminino
Roda na praia
Despedida dos amigos colombianos, tomando sorvete
Trabalhando enquanto o povo fazia curso

 Clicada pelas lentes de um amigo que é fotógrafo profissional:
concentrada, tocando na roda, com irmã e amiga, com irmã

Ainda pelas lentes do meu amigo, que clica sem percerbemos
Ouvindo o Mestre (é fundamental escutar o Mestre)
Galera reunida após curso (dia 05/08)

Esse vídeo abaixo foi feito na 2a. feira, dia 05/08.

 



Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα

domingo, 11 de agosto de 2013

Dia dos pais

A semana foi uma correria louca e deliciosa também (depois faço um post contando tudo) e hoje, mais uma correria deliciosa: eu e minha irmã fomos almoçar com meu pai. Ele mora em outra cidade, há 2 horas e meia de ônibus daqui de casa. 

 Meu pai fez questão de cozinhar (ele cozinha super bem)
Ternurinha fez maior festa, também tava com saudade
Algodoeiro e tomate no pé (colhemos uns e trouxemos)

Meu pai com a camisa que eu dei (ele adorou)
A Lagoa da cidade vista do busão
Eu e minha irmã já indo embora

Foi rápido e bom demais. E ele ficou mega feliz (e nós também, claro)!!!
Obrigada, Deus, por esse dia!

Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα

domingo, 4 de agosto de 2013

Pedômetro no dia-a-dia

Lembra que falei que baixei um app de celular que é um pedômetro? Pois é, estava para vir aqui dar um feedback há tempos e sempre adiava. Eu amei e para mim serviu muito para motivar a voltar a caminhar, pois quero sempre atingir a meta dos 10000 passos diários (recomendação da Organização Mundial da saúde para sair do sedentarismo) e tento sempre ultrapassar. Raros os dias que fico abaixo dos 10 mil.

Olha o que andei lendo sobre o uso do pedômetro:


é bom mantê-lo preso ao quadril, onde os movimentos das pernas serão detectados mais facilmente. Pode ser fixo ao cinto, ao cós das calças, ou por dentro das mesmas, junto ao corpo ou roupa interior.



para garantir boa saúde geral - bom condicionamento físico, com redução da pressão arterial são necessários 10 mil passos diários, mas se o objetivo for emagrecer, então é preciso dar 13 mil ou mais, diariamente;


Sedentário: menos do que 5000 passos;
Atividade física reduzida: entre 5000 – 7500 passos;
Atividade física aceitável: entre 7500 – 10000 passos;
Ativo: entre 10000 – 12500 passos;
Muito ativo: mais do que 12500 passos;


Para calcular quantos km anda por dia, faça a seguinte conta: 1º Meça o seu passo - coloque uma fita métrica no chão e dê um passo normal. A medida vai do calcanhar do pé (traseiro) ao dedão do pé (dianteiro); 2º. Multiplique a medida da sua passada pela quantidade de passos marcada pelo pedômetro. Lembre-se de transformar a medida em quilômetros. Um exemplo: Se você percorreu 10.000 passos no dia e sua passada tem 70 centímetros (0,7m), significa que percorreu sete quilômetros no dia!

Fonte: Emagrecer online e Educação Físicaa.

Com o uso do pedômetro, eu aumentei bastante meu nível de atividade física, porém preciso melhorar a alimentação mais e mais (já melhorei um pouco, mas sei que ainda é pouco). Uma coisa que vi no face e caiu como uma luva para mim e tenho tentado me lembrar disso dia após dia:



Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα