segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Retrospectiva e Expectativas 2017/2018



Retrospectiva e Expectativas


Se tivesse que escolher um título para 2017 seria: "Ano do Aprendizado", em diversos sentidos, pois foi um ano muito difícil de um modo geral, mas que teve seu lado bom também. Exigiu paciência, coisa que não tenho muito, mas que também tô aprendendo a desenvolver.



Amigos: Revi um grande amigo dos tempos de escola (fundamental e 2o. grau - sou dessa época - que não via há tempos e vimos o show do Barão Vermelho juntos. Foi um ano que me aproximei e conheci melhor algumas pessoas da capoeira (que chegaram na época que eu tava mais afastada de lá). E conheci uma amiga mega querida que fiz aqui no blog há mais de 10 anos, Kátia, de SP, que deu uma passada rápida na minha cidade com o marido para me dar um abraço. Que felicidade!!!

Kátia e seu marido Júlio


 Tuti, meu amigo do ensino fundamental


Amor: mais um ano ao lado do meu tchutchuco lindo. São 14 anos de muito amor, cumplicidade, amizade, respeito e companheirismo. Juntos na luta, nas tristezas, nas dificuldades... porque nem tudo é fácil, e esse ano ele ficou desempregado com a crise no setor de petróleo e gás, mas graças a Deus está trabalhando, fora da área, mas tá. Deus sabe de todas as coisas.

 Carnaval
 Passeio com nosso afilhado de 4  patas

 Nosso dia dos Namorados a 3



Família: Passei uns dias na casa do meu pai, em janeiro, e também fomos a Teresópolis e passamos um dia maravilhoso lá. Ganhei mais um irmão, por parte de pai, que nasceu em julho. Uma fofura! Revi tio e primos paternos que não via por uns 2 (ou mais?) anos. Também tivemos dificuldades, mas tudo contornado e em muita oração. Ah, e teve a formatura da minha afilhada Carol. Se formou em Letras! Mãinha fez 65 anos e fizemos uma festinha surpresa para os amigos mais íntimos.

Araruama com meu irmão Charlles e meu pai 

 Teresópolis

Formatura de Carol

Conhecendo meu irmãozinho


Níver de mãinha

Viagem: fiz 2 inesquecíveis com meu amor: Gramado e Canela, onde vivemos dias de sonho num local paradisíaco. Perfeita!!! Foz do Iguaçu, com direito a Puerto Iguazu (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai), onde foram dias de muita curtição, caminhada, recordações da infância e adolescência que passei ali. Foi bom demais da conta!!! E também fiz uma viagem para Minas, em Ubá, com amigas da capoeira. Também fui a Búzios com minha amiga da faculdade.





Búzios com Drica


Shows: foi um ano muito especial. Teve Rock in Rio e fui com marido pela 1a. vez num festival, e vimos show do The Who, Guns n Roses, Cidade Negra, além de conhecer a dupla do Burundi Alfred et Fred, que toca um ancestral do berimbau. Também fui a show do Barão Vermelho (sem Frejat no vocal) e Ana Carolina pertinho de casa e grátis. Teve até show dos Filhos do Totem, minha banca local favorita, depois de muitos anos.




Topre: nosso bagunceirinho fez 1 ano dia 5 de junho e fizemos uma festinha para ele. Curti muito ele esse ano, meu amigo e companheiro, fica sentadinho ao meu lado lendo. E quando vê um livo na estante, pega e traz para mim. Gente, não aguento!!!





Teatro: Vi 1 única peça que foi maravilhosa: Deixa Clarear, que conta a história da cantora Clara Nunes, no Teatro da Uff. Fui com mommy e ela também amou.




Esportes: Voltei pra capoeira de verdade, depois de 7 anos de enrolação, num vai não vai, a partir de agosto desencantei e levei a sério mesmo, tanto que meu Mestre mandou eu colocar minha corda de volta (nesses anos de enrolação eu tava de corda branca). Fui ver o amistoso Brasil x Colômbia, com renda revertida para a Chapecoense e foi uma experiência linda e emocionante. Fui com minha irmã e um amigo americano da capoeira.





 Tô de volta



Livros: li 71, muitos maravilhosos, e os que mega recomendo são: Raio de sol, Mil beijos de garoto, a garota no trem, em águas sombrias (no meu instagram tem mini resumo de todos e aqui também, nas postagem mensais de livros). E teve Bienal!!!





Filmes: O filme do ano foi Extraordinário. Só fui ao cinema no final do ano e vi 3 filmes que adorei, Extraordinário eu tava louca pra ver e não me decepcionou. Tão bom quanto o livro. Outros que recomendo são: Assassinato no Expresso do Oriente (baseado no livro da Agatha Christie) e o grande show (musical da história do circo).

Material: comprei um carro, o que facilitou minha vida para ir ao trabalho. Agora acordo uma hora mais tarde, e chego em casa uma hora antes. Também troquei de celular (asus zenfone selfie) e amei.


E olha quem tem cadeirinha para andar no carro

Negativo:  amei. Muita violência no Rio (acho que Brasil como um todo) e corrupção no país, desanimador. Passamos um susto com mãinha, que teve que operar às pressas em novembro para remover a vesícula, mas deu tudo certo e ela está bem e recuperada.



Expectativas para 2018:
ver mais o meu pai ao longo do ano;
ser boa filha, irmã, tia, madrinha, esposa, amiga e professora;
não me aborrecer com coisas e/ou pessoas que não merecem;
ter saúde física e mental, paz e emprego para mim e todos os meus amigos e familiares;
continuar firme na capoeira;
melhorar minha relação com a comida e meu corpo;
falar não quando for melhor para mim;
ler muito;
ver mais filmes do que no ano passado;
comemorar meus 40 anos com festinha para os mais chegados;
viajar com meu amor.



* Olhei nos meus arquivos e vi esse post de 2007 (são muitos anos blogando) e resolvi copiar e colar aqui e fazer as devidas modificações para a retrospectiva do ano de 2017 e as expectativas pro ano de 2018, que acabou de nascer. Algumas eu mantive, porque são coisas que quero sempre.

Beijossssssssss

Um comentário:

  1. Anônimo9:45 AM

    que delicia de ano foi esse seu!!!!
    amei amei amei!!!!
    espero que meu 2018 seja melhor que 2017!
    vamos que vamos!
    beijos lindona um lindo ano pra vc!

    ResponderExcluir